Programação

Horário Trabalho
08h - 09:30 Fundamentos Antroposóficos, Antropológicos e Metodológicos
09h30 - 10h PAUSA
10h  - 11h30 Oficinas Metodológicas e de Currículo com Trabalho Artístico
11h30 - 12h Plenária/ Trocas


Fundamentos Antroposóficos, Antropológicos e Metodológicos

18/1 a prática das ciências/metodologia: os 3 passos 

19/1 a experiência e a narrativa (fenomenologia e sintomatologia): passo 1 

20/1 as qualidades do julgamento conforme a idade: passo 2 

21/1 a edificação dos conceitos e leis: passo 3 

22/1 a importância do domínio dos conteúdos por parte do Professor para a prática pedagógica 
 

Oficinas
 

6o ano - Karla Neves

7o e 8o ano - Jean Gomes

Química EM - O Ensino da Química e a Antropologia do Jovem - Isabel Schievenin

Biologia EM - A Busca do Fenômeno na Biologia do EM - João Sant'Ana

Física EM - A evolução do Pensamento Humano na disciplina de Física - Alonso Campoi

História EM - O ensino da História do Brasil no Ensino Médio e a prática da cidadania - Irceu Munhoz

Geografia EM - Geografia do 9o e 10o ano - Hendrik Ens

 

Sobre o VI Curso de Ciências Preparatório para o Ano Letivo 2021

 

A pedagogia Waldorf se destaca por oferecer aos jovens uma formação humana capaz de promover o fortalecimento interior e fomentar a busca pela autonomia e exercício da liberdade e da cidadania.

Todas as disciplinas no Ensino médio Waldorf convergem para ações práticas que levem os alunos a um caminho de autoconhecimento e, por conseguinte, para uma postura consciente diante dos desafios que a vida nos traz.

Diante da realidade atual, compreendemos o grande valor dessa pedagogia e suas bases filosóficas, assim como práticas metodológicas.

Em 2019, celebramos o centenário da pedagogia Waldorf com festejos e muito estudo voltado para a sua essência. Nutridos da força dos fundamentos que sustentam esse impulso educacional, enfrentamos os desafios de 2020.

Desta forma, o Grupo de Ciências promoverá, em janeiro de 2021, um curso voltado para a tomada de consciência, por parte dos professores, da importância da formação humana que leva à autonomia, à emancipação e à liberdade.

Para isso, além de palestras que abordarão com profundidade a prática pedagógica proposta por Rudolf Steiner, teremos oficinas que trilharão caminhos amplos em busca da educação que liberta. Abaixo, mais detalhes sobre as propostas das oficinas.

 

Para o ENSINO FUNDAMENTAL ofereceremos oficinas para 6º, 7º e 8º anos:

 6º ano

A oficina enfatiza esse momento específico de transição entre o EF 1 e o EF 2, abordando aspectos antropológicos essenciais, trazendo exemplos de como o currículo dá suporte às mudanças pelas quais a criança passa nesse momento de sua biografia.

 

7º e 8º anos

A oficina está focada nos aspectos antropológicos e metodológicos fundamentais para o trabalho com essa faixa etária.

O exemplo curricular escolhido foi a física, tema que permite explicitar com clareza os aspectos pedagógicos a serem considerados no EF 2, apoiando e estimulando as capacidades disponíveis a cada momento biográfico no caminho da formação de juízo.

Como trabalhar com o apoio bibliográfico disponível em português fará parte da abordagem.

 

Para o ENSINO MÉDIO teremos a seguinte proposta:

História do Brasil

Com a HISTÓRIA DO BRASIL faremos um trabalho de reconhecimento desses conteúdos e do seu valor para o exercício da cidadania. Como o conhecimento de nossa própria História pode contribuir para que o jovem atue em seu contexto social de forma consciente e transformadora? Como os professores dessa disciplina podem fomentar essa prática? Será que estamos formando cidadãos para atuarem em liberdade?

A Busca do Fenômeno na Biologia do EM  

No caminho da constituição de sua prática pedagógica, o(a) professor(a) do Ensino Médio se depara com perguntas essenciais: Quem é o(a) jovem com quem me encontro? Como a disciplina que leciono poderá contribuir para o processo de desenvolvimento do(a) jovem do Ensino Médio? Qual o caminho metodológico mais frutífero? Qual fenômeno do mundo apresentar em minhas aulas?

A oficina "A busca do Fenômeno na Biologia do EM" será um espaço para refletirmos sobre essas e outras perguntas, mas principalmente para a última delas.

Química e Geografia

O enfoque será no desenvolvimento do pensar humano sob o prisma do aprendizado das ciências naturais.

Física

É comum no ensino da Física, por razões didáticas, não nos preocuparmos com o desenvolvimento do pensamento deste conteúdo do ponto de vista histórico. Isso nos afasta dos fenômenos que levaram o homem à sua capacidade pensante. Nesse curso iniciaremos uma observação deste tema com alguns exemplos e pesquisas.

Informações:

Grupo de Ciências Waldorf do Brasil (11) 55240473 fewb@fewb.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui